Wednesday, November 19, 2014

"Mas que feriado é esse?"



"20 de Novembro? Mas que feriado é esse?" 

Ouço muita gente fazer essa pergunta, não sabendo o que é celebrado nesse dia. 
20 de Novembro é o Dia da Consciência Negra no Brasil

Como sabemos, nem sempre houve igualdade entre todos os seres humanos em nosso país. Houve um tempo em que os negros eram trazidos da África, segregados e escravizados, sequer eram considerados seres humanos pelos colonizadores do Brasil. Tal postura por parte deles era bem cômoda, tanto que o Brasil foi o último país a abolir a escravidão, em 13 de maio de 1888, data em que Isabel assinou a Lei Áurea. 

Mas não se enganem - a escravidão não foi terminada por motivos de benevolência. Houve grande pressão por parte da Inglaterra para que isso ocorresse. Com a Revolução Industrial, países mais desenvolvidos (por acaso a Inglaterra estava no topo da lista) precisavam de mais consumidores para seus bens, e como escravos não recebiam salário, não podiam pagar por nada. Foi aí que alguém teve a brilhante idéia de abolir a escravidão, incorporar os negros à sociedade e fazer com que eles fossem pagos por seu trabalho, podendo também se tornar consumidores. Infelizmente o fato é que, no início, não foi uma decisão humanitária, mas baseada em lucratividade.
O fim da escravidão não foi simples, e não trouxe melhora à vida dos negros instantaneamente. Foi preciso muita luta para realmente serem incorporados à sociedade, que sempre foi absurdamente cega quanto à certas questões… assim como o preconceito que fez com que as mulheres só tenham adquirido o direito de votar em 3 de maio de 1933!!! O que hoje parece normal foi na verdade conquistado a muito pouco tempo, e com muita luta.

A data de 20 de Novembro foi escolhida como o dia para celebrar a Consciência Negra porque coincide com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele foi um importante líder na resistência negra à escravidão e por isso sua memória é resgatada e lembrada.  

Com esse feriado, tão significativo, o Brasil procura se desculpar por todos os anos de inaptidão administrativa em que cometeu tantas injustiças, e valorizar a raça e a cultura negra, tão importantes na composição de nosso povo! 



Fica, então, a reflexão que esse feriado nos traz:

Existe, de fato, igualdade racial no Brasil?

Somos, mesmo independentemente de raça, livres de fato? Ou somos escravos do sistema capitalista, em que as grandes corporações, além dos impostos governamentais, nos devoram pouco a pouco o direito à liberdade, tornando-nos escravos de coisas que não precisamos e tributos que não nos trazem retorno? 

Somos, nós mesmos, pessoas que promovem a liberdade aos outros seres vivos?

Estamos cometendo com outros seres vivos o mesmo erro vergonhoso que já foi cometido antes? 
Será que cometemos, nós mesmos, esses erros que, na época, todos achavam ser algo "natural", mas hoje vê-se que foi uma calamidade absurda?

Escravizamos animais para nosso próprio bem, sem nos importar com seus sentimentos? 

Tratamos outros seres vivos (animais) como "bens de consumo", como se não tivessem sentimentos, seja na a indústria alimentícia, ou comprando bens de empresas que fazem testes em animais - os quais são horríveis e culminam em muita dor, sofrimento e morte? 

Por que fazemos isso se poderíamos evitar tanta crueldade? Sabemos que hoje não precisamos comer nada vindo de animais para ter saúde. Sabemos que existem empresas que não testam em animais. Por que então as pessoas ainda pagam pela crueldade, e compram produtos de empresas que promovem a dor e o sofrimento, que são como Hitler fazendo experimentos de tortura e sofrimento indescritíveis, promovendo a morte em massa dos mais fracos, que agora são os animais?

Será que o que hoje nos parece "natural" (que é promover sofrimento aos animais) não será amanhã considerado algo vergonhoso e catastrófico?

Por que as pessoas são cômodas a ponto de ferir qualquer um que não seja si mesmo, só para garantir seu conforto?  


A data de 20 de Novembro é importantíssima para uma reflexão interna e externa de tudo o que já conseguimos, celebra uma importante vitória para a questão racial no país, mas também nos põe outras perguntas para que possamos melhorar o que para nós hoje parece natural, mas no futuro será visto como um absurdo tão grande quanto a escravidão, que tratava seres humanos que têm sentimentos, alma, vontades, seres humanos que são nossos irmãos, como se fossem meros objetos de consumo. 

O feriado de 20 de Novembro nos traz uma grande vitória em direção à igualdade de direitos, mas que também possa nos fazer sentir vergonha por tudo o que esteve errado no passado e que ainda está errado no presente, e que possamos refletir e fazer com que nossas reflexões se tornem AÇÕES, pois sem ações em prol de melhorias, as reflexões são vazias. 

Que esse feriado sirva de ponto de partida para muitas outras conquistas!! 
Que não seja apenas um dia bonito de sol para ir à praia

Que esse dia possa despertar algo bonito e reativo em cada um de nós, e nos trazer mais boas mudanças, que nos faça ser, cada um de nós, um tijolo que forma o caminho que nos leva onde queremos chegar.



Autoria: Central do Surf ®
Cópias somente com créditos e colocando link ao blog Central do Surf. 


No comments:

Post a Comment